segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Nova Matriz Curricular e Novo projeto Político Pedagógico foi aprovado

Nova Matriz Curricular (NMC)


Fruto do projeto Político Pedagógico de 2009, a Nova Matriz Curricular do curso de Direito foi finalmente aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE, em reunião ordinária no dia 22 de Setembro de 2010 (Resolução n°25/2010),  órgão da Administração Superior desta IES, responsável pela organizações dos cursos dentro da URCA.

As novas disciplinas do curso de Direito da URCA serão válidas apenas para os estudantes ingressantes em 2011.1, e até a implantação completa da Matriz Curricular, teremos duas Matrizes Curriculares, a antiga e a nova. Aquele estudante que é da matriz antiga (a qual todos os atuais estudantes estão vinculados) poderão pagar, como forma de Atividade Complementar, disciplinas optativas e obrigatórias da Nova Matriz Curricular.


Sobre o PPP (Projeto Político-Pedagógico)

O PPP é a organização interna do curso de Direito em relação aos disciplinas ofertadas, os objetivos, e toda a sistematização necessária para o andamento do curso de Direito.

Para concluir

Resumidamente, a Nova Matriz Curricular é uma consolidação da luta, é a vitória do Departamento de Direito, das gestões anteriores e da atual gestão do Centro Acadêmico e de todos estudantes desta IES.


Para quem quiser conhecer a Nova Matriz Curricular e o Novo Projeto Político Pedagógico, segue abaixo:


Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão
Centro Acadêmico Professor Luiz de Borba Maranhão - CALUBOM
Universidade Regional do Cariri - URCA

2 comentários:

  1. Dúvida!
    Eu (ainda vinculado a grade antiga) já vou poder pagar cadeiras da nova grade, como atividade complementar, já no próximo semestre??

    ResponderExcluir
  2. Sim, se as cadeiras que forem ofertadas da Nova matriz Curricular forem do seu interesse e não chocando horário com nenhuma outra disciplina, havendo vaga e não sendo uma cadeira obrigatória que é comum tanto a nova quanto a antiga grade, é completamente possível.
    Exemplo: Na NMC existe ma optativa camada de Oratória Forense, e inclusive já existe professor querendo leciona-la (tava conversando com ele nestes dias), e ele deixando claro no Departamento de Direito sua intenção de ministrar a aula desta disciplina, ou seja, ofertando a disciplina, é possível sim.
    As optativas são normalmente disponibilizadas ela manhã lá mesmo no curso de Direito.
    Já para as cadeiras obrigatórias que não estão na grade antiga, poderão sim ser pagas na forma de atividade complementar, porém lembro que a implantação da nova matriz curricular será por semestre, até que, em 5 anos ela estará completamente implantada nas disciplinas obrigatórias. As optativas, reitero, poderão ser ofertadas a qualquer momento, desde que haja disponibilidade de professor.
    Em 2011.1 será implantado o 1º semestre da NMC e continuarão iguais o 2º até o 10º semestre, em 2011.2 será a vez do 2º semestre, e até final da implantação dela.

    ResponderExcluir